Paz no Mundo

Euna Britto de Oliveira

A luta pela Paz deve ser mais escondida,
Como um nado silencioso...
Qualquer alvoroço
Alerta o batalhão de choque dos devastadores,
Para confrontos em campo aberto!...
E lá se vão
Gandhi...
Kennedy...
Luther King...
Minha luta pela Paz não é ostensiva.
Pego mais leve.
É virtual, espiritual...

Às vezes, dominar é fácil.
Ser dominado é mais fácil ainda!
Libertar é que é difícil.
Libertar é dificílimo!...
Simon Bolívar, O Libertador...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ilustração: Simon Bolívar


Simon Bolívar é freqüentemente chamado de “o George Washington” da América Latina. Ele é considerado o responsável pela libertação de cinco países sul-americanos do domínio espanhol: Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru e Equador.

Simon Bolívar nasceu no dia 24 de julho de 1783 em Caracas, na Venezuela. De família aristocrata, descendente de espanhóis, ele tornou-se órfão aos 9 anos. Ainda muito jovem, visitou diversos países europeus, e foi enviado em 1799 a Madri, na Espanha, para completar sua educação. Aos 18 anos, Bolívar casou-se com Maria Teresa de Toro e, em 1802, o casal foi a Caracas, aonde, após seis meses de matrimônio, a jovem veio a falecer.

Em 1804, Bolívar retornou à Europa, visitando a França e a Itália. Ele ficou extremamente impressionado com Napoleão Bonaparte, que havia se coroado imperador, e o jovem Bolívar então passou a sonhar em ter a glória semelhante. Quando Bolívar foi a Roma, fez seu famoso juramento, no Monte Sacro, de libertar a América do Sul.

Fonte: Google

Envie este Poema

De: Nome: E-mail:
Para: Nome: E-mail:
Sinceros agradecimentos pela preservação da Autoria.