Mandarim

Euna Britto de Oliveira

Mandarei em
Mandarim
Notícias pra ti
De mim...

Ninguém entenderá.
Mas terei feito minha parte.
Terei lavrado a ata
Do ato de desatar
Nós
Laços
Roliços maços de pergaminhos
Escritos em todos os caminhos...

Caminhões de gás hão de passar em nossa porta...
E eu partirei sem deixar
Gorjeta para o garçon
Presente para o carteiro
Cartas de um dia inteiro!...

Sou forte.
Mais que forte,
Sou leve.
Mais que leve,
Sou breve.
Abrevio sofrimentos
Desnecessários.
Escrevo tudo.
Sem esconder nada
No quarto escuro
Que há nas almas...

Lírio é uma flor-colírio...
Jasmim é uma flor que me faz pensar
Numa casa distante no tempo...
Enfim.

Desvio é um modo de consertar caminho
E conservar carinho!...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BH - 09/03/06
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






Informações oportunas a respeito de MANDARIM:

MANDARIM - Língua da China

A China é um país muito grande que possui 56 etnias, 31 províncias e algumas regiões autónomas, não sendo de admirar que se encontrem inúmeros dialectos na comunidade chinesa, os quais são bastante distintos uns dos outros, de tal forma que certos povos das regiões do sul não compreendem certos outros das regiões do norte do país. Contudo, todos os chineses sabem falar o mandarim, o qual constitui na realidade a língua oficial da China, Singapura, Macau e Taiwan, sendo ainda falado em Hong-Kong, Indonésia e Malásia.

O chinês mandarim é uma língua sino-tibetana, sendo o idioma mais falado do mundo com mais de 900 milhões de falantes como língua materna, e um dos seis idiomas oficiais da ONU. O mandarim é uma língua analítica que não possui flexão verbal, e se mostra relutante aos empréstimos linguísticos.

Do universo cultural chinês, estão bem presentes até hoje alguns elementos como sejam a culinária, a cultura do chá e a prática de algumas artes marciais (por exemplo o Kung Fu). São ainda símbolos representativos da cultura chinesa no mundo ocidental, a ópera de Pequim, o filósofo da antiguidade Lao Tse, os premiados realizadores de cinema Zhang Yimou e Wong Kar Wai e a medicina tradicional chinesa.

Duas das facetas mais difíceis da língua chinesa para os estrangeiros, em especial para os ocidentais, são a pronúncia e a escrita. A pronúncia pelo facto do mandarim para além dos sons próprios associados a cada caracter, possir 4 tons, existindo vários caracteres com sons e tons idênticos, mas distintos na grafia e significado. Relativamente à escrita, verifica-se que os ocidentais estão familiarizados com uma escrita alfabética, pelo que a aprendizagem e uso do sistema pictográfico de escrita chinesa, são frequentemente problemáticos.
Face a estas dificuldades, é essencial para quem ambicione aprender o mandarim, predispor-se a ter paciência e perseverança.


Fonte: Google

Envie este Poema

De: Nome: E-mail:
Para: Nome: E-mail:
Sinceros agradecimentos pela preservação da Autoria.